Marketing de Atração: Todos os fatores que você precisa saber sobre outbound e inbound

3 de junho de 2019

Inbound e outbound são duas estratégias diferentes utilizadas no marketing, Inbound Marketing conhecida como Marketing de atração visa atrair o cliente através de conteúdos relevantes que solucionem a dor do cliente. Já o Outbound Marketing  é conhecido como Marketing de Interrupção, nesse caso é a empresa quem vai atrás do cliente, e é considerado como a mídia mais tradicional.

Inbound Marketing

O inbound marketing tem ganhado cada vez mais adeptos, pois desde que a internet surgiu todos têm acesso fácil à muita informação e os clientes já não se satisfazem em propagandas que só falam da empresa ou do produto, eles buscam soluções alternativas antes de de fato efetuarem uma compra de produto ou serviço.

E é aí que o marketing de atração entra, ele visa atrair os clientes através de conteúdo relevante e que resolva a dor do cliente, e com isso começa criar autoridade e relevância no assunto, sendo visto como referencial na hora que cliente decide então efetuar uma compra para solucionar seu problema.

Outbound Marketing

O outbound marketing é aquele mais tradicional que já conhecemos, o marketing da interrupção, desde as propagandas na televisão que interrompe a novela até o anúncio no Youtube. Também é conhecido por ser a empresa quem vai atrás do cliente através de flyers, panfletos de promoção, rádio, jornais e etc.

O investimento no outbound se torna mais custoso pois não é você que tem a autoridade de relevância, você se utiliza de outros meios para aparecer e isso sempre custa dinheiro (anúncios em Tv, google, rádio…), o que ocorre também é que se você deixa de anunciar você “some”. Já no Inbound você estará o tempo todo produzindo conteúdo relevante e sendo visto, independente de anúncios pagos.

Outra diferença entre as duas estratégias é a mensuração de métricas, você não consegue mensurar quantas pessoas vieram até a sua empresa através de uma propaganda na televisão por exemplos, ou quantas trocaram de canal quando passou sua propaganda. Já através do inbound você consegue medir o tempo que a pessoa ficou lendo seu artigo e qual ação ele tomou depois, entre outras métricas possíveis.

Marketing sustentável

E nessa onda de sustentabilidade que estamos passando, não podemos esquecer do impacto que o marketing tem no meio ambiente. No passo em que se está indo em pouco tempo não conseguiremos mais sustentar nosso estilo de vida de desperdícios e “descartáveis”.

E quando se trata de marketing e design vemos o meio digital como um grande aliado, e o inbound veio para aumentar ainda mais essa relevância das marcas na internet, fazendo com que se diminua o apelo outbound através de panfletos e outdoors, por exemplo.

Não podemos esquecer que o inbound pode sim ser aliado ao outbound, sem gerar lixo físico, podemos utilizar impulsionamento estratégico de conteúdos relevantes que solucionem o problema do cliente.

Através dessas estratégias sua empresa será vista por pessoas que realmente estejam procurando a solução que sua empresa oferece, e não simplesmente gerando lixo através de panfletagem, por exemplo, que você não sabe a quem foi entregue e se aquela pessoa de fato leu o que estava escrito ou se simplesmente foi jogado fora sem nenhum impacto de solução de problemas.

O marketing é essencial hoje em dia para o crescimento de qualquer empresa, porém o marketing mal planejado e mal executado é somente dinheiro e lixo jogado fora.

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